Django (Jamie Foxx) é um escravo, comprado pelo caçador de
recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz) para auxiliá-lo em uma
missão. A dupla acaba fazendo amizade e, após resolver os problemas do caçador,
parte em busca por Broomhilda (Kerry Washington), esposa de Django. Para isso,
eles devem enfrentar o vilão Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), proprietário da
escrava.
Django Unchained (Django Livre no Brasil), é o mais recente
filme de Quentin Tarantino, que concorre ao Oscar 2013 de melhor Filme e Melhor
Ator Coadjuvante (para Christoph Waltz). Repleto de Humor acido, e com uma veia
Tarantinesca latente, Tarantino repete formula de sangue e violência para
contar uma saga que pretende ser de superação contra a opressão bem ao seu modo de ser.
Logo no inicio da projeção, Tarantino nos conduz por uma
introdução que remonta aos clássicos filmes de faroeste. Numa montagem dinâmica
que lembra aberturas de seriados antigos, aliado a uma trilha totalmente
western que vai nos apresentando aos poucos o ambiente ao qual seremos levados
por longas duas horas e quarenta de película.
Com diálogos rápidos e bem caricatos, Django Livre vai
recriando um faroeste inventivo e inspirador com uma narrativa sóbria porem
numa condução cômica latente.
A edição que por vezes incomoda por ser ágil demais, e possuir
cortes secos tanto nas cenas de transição quanto na trilha sonora que é
bruscamente modificada, nada mais é do que um artifício para levar o espectador
a um lugar cômodo, onde piadas racistas e fascistas dão lugar a um dado momento
na historia recriado para entreter e ser apreciado. Mas ele vai alem.
Tarantino remonta uma época inexistente. Ele altera a
historia americana de acordo com sua vontade e cria uma realidade própria, tal
qual ele fizera em “Bastardos Inglórios”, mas sem o artifício da critica
social e humana.
O diretor parece focar seus últimos trabalhos na vingança. E aqui não é
diferente. Django Livre nada mais é do que uma retratação pela visão de Tarantino
de como uma vingança na historia deveria ocorrer. Se em Inglórios eram os
Judeus se vingando dos alemães; e em Kill Bill era a força feminina contra a opressão masculina Aqui são os escravos negros voltando-se contra
seus patrões brancos.
Essa seria a lógica, correto? Essa é a expectativa. Essa parecia ser a intenção. Mas Não para o diretor.
Django Livre cria sem medo ou pudor algum um anti-herói negro
capaz das mesmas perversidades de seus dominadores senhores brancos. Um negro
orgulhoso que não mede esforços para atingir seus objetivos.
Pouco importa sua
condição e seus irmãos de escravidão. Para ele a cor da pele não importa- o que
de certa forma o torna um ser humano muito mais coerente do que qualquer outro
personagem com relação à igualdade social e racial a principio apenas-. O que importa é sua sobrevivência
e as condições rumo a sua meta: ganhar a liberdade de sua esposa.
Em Django Livre não há heróis – talvez a figura mais icônica
e “bondosa”, ou correta esteja no Dr. Schultz – vivido pelo ator Christoph
Waltz, num papel inventivo repleto de trejeitos em sua fala, que beira a hilaridade-,
que demonstra uma sincera repugnância a escravidão. Ou melhor: a crueldade com
que é tratada a situação. Porem, mesmo ele, demonstra ter um senso de moral
duvidosa, ao nunca pensar duas vezes ao matar algum procurado pela justiça,
apenas visando sua recompensa. Todos os personagens possuem uma frieza latente
em seus atos.
Leonardo DiCaprio surge seguro e interessante em seu papel
de vilão como o sanguinário Sr. Calvin Candie. Suas falas e seu olhar, suas pausas criam um personagem instigante, misterioso e extremamente cruel.
Mas é de Jamie Foxx e seu Django, e de Samuel L. Jackson e
seu detestável chefe dos escravos de CandieLand, Stephen, o brilhantismo em
termos de atuação. Foxx surge como um protagonista versátil, dotando a seu
personagem uma figura grandiosa, visível, mas sem conduto ser o centro das
atenções. E Samuel criou uma persona repugnante, que surge a principio como um
velho empregado senhorial, repleto de vícios de costumes, mas que esconde no
olhar uma perversidade talvez maior do que a de seu próprio “sinhô”. Isto é
visto na cena primorosa em que ele surge sentado numa poltrona conversando com
seu senhor e tomando uma dose de conhaque.
Quentin Tarantino é visto como um dos diretores mais conceituados e mais promissores do cinema atual. E não por acaso, uma vez que ele demonstra ter a inventividade e desejo jovem de investigar e testar gêneros cinematográficos atrás de uma formula assertiva sem medos, mas ao mesmo tempo, demonstrando em suas referencias fílmicas e históricas, todo um amadurecimento de um diretor que sabe o publico que tem e mais que isso: entende a indústria como poucos hoje em dia.
Quentin Tarantino é visto como um dos diretores mais conceituados e mais promissores do cinema atual. E não por acaso, uma vez que ele demonstra ter a inventividade e desejo jovem de investigar e testar gêneros cinematográficos atrás de uma formula assertiva sem medos, mas ao mesmo tempo, demonstrando em suas referencias fílmicas e históricas, todo um amadurecimento de um diretor que sabe o publico que tem e mais que isso: entende a indústria como poucos hoje em dia.
Isso fica claro em passagens como a icônica cena em que o Dr.
King Schultz conta para Django a historia da origem do nome de Broomhilda.
Shultz surge sentado numa pedra elevada, enquanto Django senta-se no chão
atento a historia, e o Doutor parte numa narrativa rápida e resumida na antiga
lenda nórdica enquanto à luz da fogueira entre eles produzem sombras difusas na
pedra atrás do Doutor, nos dando a sensação de que a qualquer momento surgirão gravuras
para ajudar a contar a historia.
O filme vai do faroeste americano ate a menções a Grécia Antiga,
numa naturalidade e coerência incrível.
Como na cena em que a dublê Zoë Bell aparece bem
rapidamente. Ela olha por um daqueles binóculos de plástico com fotografias
dentro, vê uma foto que parece mais com uma gravura em 3D do que parecem ser Dois
caubóis diante do Parthenon.
Dentro do contexto do enredo do filme isso não faz
sentido algum. Mas quando se lembra que é um filme Tarantinesco, a cena se
torna esplêndida, pelo simples fato de compor com mais segurando a narrativa
escolhida para contar tal saga sarcástica e improvável.
Mas nem tudo é correto.
Justamente por entender a industria como poucos e possuir uma vasta bagagem pop; Tarantino utiliza sua licença poética como realizador para remodelar e criar um universo único e próprio E é dentro deste universo banhado a sangue, palavrões, transgressões e referencias cinematográficas que ele fez sua marca transformando seu nome, quase num adjetivo, e que por vezes se perde diante de tal vastidão.
Justamente por entender a industria como poucos e possuir uma vasta bagagem pop; Tarantino utiliza sua licença poética como realizador para remodelar e criar um universo único e próprio E é dentro deste universo banhado a sangue, palavrões, transgressões e referencias cinematográficas que ele fez sua marca transformando seu nome, quase num adjetivo, e que por vezes se perde diante de tal vastidão.
O filme possui erros de montagem e
de roteiro muitas vezes quando escolhe abusar de artifícios linguísticos.
Tarantino parece ter abocanhado um peixe maior do que consegue aguentar. Não chega a abandonar o barco e deixa-lo a mercê, mas o barco balança perigosamente muitas vezes.
Tarantino parece ter abocanhado um peixe maior do que consegue aguentar. Não chega a abandonar o barco e deixa-lo a mercê, mas o barco balança perigosamente muitas vezes.
Mas o problema maior de Django Livre esta na construção de um personagem que surge na narrativa como coadjuvante mesmo que dê nome ao titulo do longa. Django tem apenas uma perspectiva e um interesse: a esposa. E nada que esteja em seu caminho lhe interessa de fato. Ele não mede esforços para isso, nem mesmo exita em desconstruir toda uma moral duvidosa ou ética para isso.
Django surge como um anti-herói que em seu saldo final nada mais é do que mais um negro transformado em branco. Suas ações não devem em nada para qualquer monstruosidade branca mostrada em tela, diante de seus "irmãos negros". não ha heroísmo de fato. E isso se comprova no olhares dos próprios negros diante dele. ha medo no olhar. e isso é uma falha não só na construção do personagem que assim surge vazio, como também demonstra um tratamento que modifica todo o argumento do roteiro inteiro.
Ele não é um protagonista pró-ativo. Diante de nossos olhos, Django vai demonstrando a unica certeza que se retira do longa: que o negro ali só vencerá ou sera respeitado se agir e for igual a seus opressores. É a lei do mais forte que impera a projeção inteira.
Ao contrario do que vimos em Bastardos Inglórios, aqui em Django Livre, não ha real justificativa ou sentido na trama para chama-lo de uma vingança histórica de ordem natural, como a premissa aguardada prometia ou fazia parecer ser. A critica a escravidão proposta no roteiro se perde a partir do momento que tais agressões e torturas mostradas perde sentido de existirem na narrativa. Independente se é a crueza como de fato existiu, que mesmo a época não havia sentido para tais atos, num filme, num roteiro, tais atos precisam dar significado a narrativa. E como seu suposto herói não assume o papel de vingador ou o papel de redentor, diante daquele sistema imposto em nenhum momento, seja objetivamente ou a longo prazo, elas surgem dispersas e sem motivo algum de estarem ali.
Não por acaso a vingança de fato que move o filme inteiro, venha e surja na figura do Dr. Schultz e não de Django. E Isso é um erro tremendo, que só comprova o que se afirma no final da projeção: este é um filme feito exclusivamente do diretor para admiradores e fãs Tarantinescos. Ponto.
Este é também um dos filmes mais sangrentos de sua carreira.
Mais ate do que ‘Kill Bill’. Apesar de aqui o artifício do sangue não ser usado
a todo instante com o simples motivo de compor cenas cômicas. A sequência do clímax
do filme é o maior deslize de toda a projeção. Visualmente impecável, narrativamente
dispensável. Quase se pode ouvir em tal cena o diretor com as mãos erguidas
gritando e pulando “sangue! Sangue! mais sangue!” de tamanha falta de senso que
a cena adquiriu.
Visualmente o filme é impecável, com um tom a La Spaghetti,
o Western Django Livre, utiliza ora câmeras em panorâmicas e travellings de
contemplação nas belas paisagens, e ora zoom's exageradamente rápidas.
Sua
fotografia repleta de tons avermelhados e alaranjados, tem um cuidado de
delineamento plausível. Tornando a experiência interessante visualmente.
Mas não há como deixar de falar sobre Django Livre e não
citar sua trilha sonora que nos brinda com batidas do rapper Tupac e o rei do
soul James Brown, ate baladinhas tipicamente provindas do faroeste americano. Outra marca
de Tarantino: Compreender a arte sonoramente. Um primor.
O primeiro passo para se compreender antes de ir ate o
cinema assistir a Django Livre, é lembrar que se esta entrando no mundo de Tarantino.
Onde sua mente e suas opiniões é que ditam as regras. Django nada mais é do que
um filme de humor adulto, repleto de referencias ao cinema, principalmente os
da década de 20, que visa entreter. Mesmo que causa uma reflexão mais profunda,
acerca de seu papel quanto a critica social, após sua exibição.
A intenção é
clara: é um Tarantino voltando aos tempos estéticos de ‘Um Drink no Inferno’ –
inclusive com sua icônica participação especial em dado momento, numa atuação
bem pastelão- mas com características de direção e visão vindas desde ‘Bastardos
Inglórios’ quanto ao tipo de linguagem a ser usada.
Visando ser um filme ora
serio e ora cômico, ora critico e ora fantástico, é talvez um hibrido de gêneros,
que muitos verão como um retalho de copias. Mas que na realidade é um retalho
de copias em forma de parodia.
E isso faz toda a diferença.
Mas não justifica - dessa vez - um filme que tem um único proposito: ser mais um.
Mas não justifica - dessa vez - um filme que tem um único proposito: ser mais um.
Um filme Grandioso, épico, ousado - muito ousado-, controverso, divertido -
talvez o mais divertido de toda a carreira do diretor- e que merece ser vistos
varias vezes sim.
Seja para identificar cada detalhe sórdido de Quentin – como os
ataques dos mascarados brancos ( que lembra bastantes a seita racista Ku-Klux-Klan,
numa clara critica do diretor) –; ou apenas
para rir de seu humor negro latente banhado a sangue e palavrões. Mas que não é nada mais que isso: Um Filme.
Afinal, estamos falando de Tarantino, e nada que ninguém diga irá fazer seu filme não ultrapassar os 7 mares em seu nome e em volta de seu nome.
Um deleite feito sob medida para seus admiradores, e para seus questionadores também. Entre controvérsias e polemicas ele com certeza seguira rendendo discussões.
Afinal, estamos falando de Tarantino, e nada que ninguém diga irá fazer seu filme não ultrapassar os 7 mares em seu nome e em volta de seu nome.
Um deleite feito sob medida para seus admiradores, e para seus questionadores também. Entre controvérsias e polemicas ele com certeza seguira rendendo discussões.
Ao final, entre aplausos ou vaias, fica de Sergio Leone talvez, a
sentença final.
Trailer
Ficha Técnica
Diretor: Quentin Tarantino
Elenco: Leonardo DiCaprio, Sacha Baron Cohen, Joseph
Gordon-Levitt, Samuel L.
Jackson, Kurt Russell, Christoph Waltz, Jamie Foxx, Kerry Washington, Walton
Goggins, James Remar, Don Johnson, Anthony LaPaglia, Tom Savini, James Russo,
Produção:
Reginald Hudlin, Pilar Savone, Stacey Sher, Harvey Weinstein
Roteiro: Quentin Tarantino
Fotografia: Robert Richardson
Trilha Sonora: Mary Ramos
Duração: 165 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Faroeste
2 comentários:
Eu li a palavra vingança e minha vontade de assistir triplicou 100%. Sim, amo filmes com o tema vingança e amei Bastardos Inglórios.
O elenco desse filme é primoroso. Leonardo DiCaprio é um bom ator, eu acho muito legal ele sempre estar disposto a encarar novos personagens. Christoph Waltz é incrível, ele estava maravilhoso como o vilão supremo de Bastardos, eu espero uma atuação ao mesmo nível dele em Django. O Samuel L. Jackson eu não tenho nem o que dizer, ele é o cara!
Vingança, sangue, elenco de ponta e Tupac na trilha sonora já é sensação de amor total por esse filme.
Aliás, a resenha ficou ótima! O blog é ótimo, sempre que eu passar aqui dou um pulinho para comentar.
Django Livre é um filme antológico, definitivo, perfeito, incomparável. Tarantino, ou algum outro diretor, pode tentar fazer um filme igual em qualidade. Melhor eu duvido muito. Não conheço filme mais adequado para abrir um curso de Cinema. Está tudo ali: Produção, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Sonora, Direção de Elenco, Elenco, Cenografia, Vestuário, Som, Efeitos Especiais, etc. Parafraseando Luis XV: Depois de Django, o Dilúvio. O Cinema vive um verdadeiro corte epistemológico.
Postar um comentário