Com a proximidade do Oscar 2013 e com o eminente
acontecimento do Globo de Ouro, o assunto Cinema se mantém em alta em todos os
cantos do mundo. Você goste ou não do Oscar é fato que ele move tudo ao redor
quando entra em seu período de realização, e para qualquer cinéfilo é impossível
e inaceitável ficar alheio a ele.
Todos os anos, A Academia, assim como qualquer premiação que
vise premiar a indústria e não necessariamente o cinema arte em si, comete
gafes e erros, deixando de fora filmes mais competentes na lista de indicados e
colocando outros de aparência duvidosa.
Este ano, todos que entraram na disputa parecem ter seus méritos
comprovados, mas a lista de ignorados e injustiçados é tamanha, que o
Criticofilia, montou um lista com alguns dos ignorados e que mereciam por competência
figurar nesse 85° edição do Oscar 2013.
Batman – O Cavaleiro das Trevas ressurge
Ultima parte da trilogia iniciada por Christopher Nolan para o
Herói, que ao longo de 3 filmes recebeu criticas entusiastas de critica e
publico, colocando os filmes de super herói num nível jamais visto. Após a inserção
de Nolan no Batman, todos os outros filmes de super herói começaram a adotar
uma linguagem mais realista para suas tramas, trazendo os quadrinhos
fantasiosos cada vez mais a nossa realidade, com mais seriedade nas produções.
Mesmo que O Cavaleiro Das trevas Ressurge, tenha deixado a
desejar um pouco se comparado com seus dois antecessores- principalmente ao épico
impecável o Cavaleiro das trevas e seu coringa de Heath Ledger- , o filme era
apontado como provável escolha nas categorias técnicas como Mixagem de som,
efeitos visuais, fotografia, figurino, e ate mesmo melhor Filme.
Devemos lembrar que em 2009, a Academia foi largamente
criticada, por ter ignorado O Cavaleiro das trevas nas principais categorias,
fato que ocasionou uma mudança surpreendente no numero de indicados a melhor
filme no ano seguinte. Visto por muitos, o principal reflexo dessa falha. Uma
maneira da Academia se retratar.
Parece que dessa vez a Academia resolveu comprar a briga e
ignorou mais uma vez o filme.
Mas de todas as categorias ao qual foi ignorado, a única que
realmente merecia ao menos ser lembrado, era na categoria de Melhor Trilha Sonora para Hans Zimer. Que fez um excepcional trabalho.
O Hobbit – Uma Jornada Inesperada
Parece que a Academia cansou de ceder suas estimadas
estatuetas a Peter Jackson.
Depois de levar a maioria dos prêmios e nomeações por 3
Oscar’s consecutivos com sua trilogia Senhor Dos Anéis, Peter Jackson dessa vez foi
ignorado sem cerimônia pela premiação.
Não para menos, uma vez que o filme foi uma decepção de
desenvolvimento. Mas isso nunca impediu a premiação de forma alguma.
Mas Peter tem nome e por isso ao menos conseguiu garantir
uma vaga nas categorias técnicas – merecidas – como melhor maquiagem, efeitos
visuais e direção de arte. (devendo vencer nesta ultima)
É difícil conferir a lista de indicados a melhor edição de
som, mixagem de som, fotografia e figurino e não conseguir encontra o nome de
Os Vingadores ali.
O filme conseguiu apenas indicação para melhor Efeitos
Visuais – também merecido-, mas foi ignorado do restante. O filme esta longe de
estar num patamar serio tal qual a franquia Batman por exemplo, mas longe de
ser um filme ruim igualmente, merecia a atenção pelo esmero técnico, que alias
filmes de ação/aventura costumam possuir.
Outros injustiçados, ou melhor que novamente sofreram o pré conceito
da Academia são os eternos esquecidos Brad Pitt e seu colega Leonardo Di
Caprio. Entra ano e sai ano, ambos são sempre subestimados pela premiação que
parece ter uma birra latente com ambos. Ao menos Leonardo DiCaprio poderá sentir
um gostinho do premio caso Django Livre vença na categoria de Melhor Filme – o que
é muito improvável-.
Alias Tarantino é outro. Mesmo que Quentin Tarantino possua
uma legião de fãs muitas vezes fervorosos e Xiitas mundo a fora, nem isso foi
capaz ainda de fazê-lo ser reconhecido pela Academia. Muitos esperavam sua
indicação como melhor diretor por Django Livre – coisa que realmente não
merece-. Mas Django Livre concorre a categoria mais importante da Noite, o de
Melhor Filme, alem de Melhor ator coadjuvante para o ator Christoph Waltz- mais
que merecido – e claro de melhor roteiro original – o que seria uma surpresa,
mas valida-.
Mas Tarantino não esta sozinho nessa categoria de diretores
esquecidos. Aqui diretores que este ano que se passou foram muito mais competentes
em suas posições e que realmente mereciam ter uma vaga para ao menos serem
reconhecidos por seus trabalhos são;
Wes
Anderson e o seu Moonrise Kingdom. Não
é novidade que o estilo de Wes nunca agradara a Academia, mas tanto sua direção
como seu filme belíssimo visualmente mereciam um mínimo de atenção. Foram
ignorados.
Quem também não conseguiu ser reconhecido este ano foi Paul
Thomas Anderson com o seu O Mestre. O filme foi largamente elogiado tal qual
sua direção, mas para a Academia se tornou passável. Porem o que nem a
premiação e nem ninguém pode negar é o talento de seu time de atores, que em
2013 soma indicações para Phillip Seymour-Hoffman, Joaquin Phoenix e Amy Adams
respectivamente nas categorias de Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor
Atriz Coadjuvante. Não deve levar nenhuma das categorias, mas merecem estar ai
com toda a certeza.
Mas a polemica dessa categoria- melhor Direção – não acaba
ai. Ela vai além este ano.
Os indicados a melhor diretor são Ang Lee por As
Aventuras de Pi, Steven Spielberg por Lincoln, David O. Russell por O Lado Bom
Da Vida, Benh Zeitlin por Indomável Sonhadora e Michael Haneke por Amour.
Tudo justo, tudo coerente e merecido. Mas é muito difícil ver
tal categoria sem Bem Affleck e seu competente trabalho em Argo e mais ainda
notar a ausência extremamente falha da Academia – talvez a maior delas em anos –
de Kathryn Bigelow, com seu polemico A Hora mais Escura. Bigelow não só merecia ser lembrada em tal indicação, como
deveria levar a estatueta para casa pela segunda vez. O trabalho que ela faz de
total domínio de seu filme é impressionante e plausível. Uma falha imperdoável.
Outro que ficou de fora foi Tom Hooper com o seu ousado e
grandioso Os Miseráveis, que concorre a Melhor atriz coadjuvante para Anne
Hathaway e deve levar tranquilamente.
Mas no caso desses todos, parece que a Academia ao menos
resolveu não cometer o erro de não indica-los com seus filmes na categoria de Melhor Filme- no caso de Bigelow, também na categoria de Melhor Atriz para a
soberba atuação de Jessica Chastain. Alem de ter uma chance, considerável na
categoria Melhor Roteiro Original. E no caso de Affleck em Roteiro Adaptado
também.
E aqui a categoria com o filme esquecido mais criticado pelo publico
principalmente, por terem ignorado completamente ele.
Os Intocáveis.
Filme francês que obteve total sucesso de
critica e publico tanto na frança quanto no mundo, que era dado como certo na
premiação e inclusive favorito a vencer. Porem ele foi ignorado sem
justificativas pela Academia. Muitos se questionam o porquê dessa falha ou
decisão.
Aqui somente suposições podem reinar. E tal qual o caso do
de Kathryn Bigelow, como melhor diretora, com a qual a ausência na indicação
provavelmente se deve aos problemas políticos enfrentados pelo mesmo, devido ao
seu filme causar uma polemica enorme com o governo americano que o acusa de
fazer apologia à tortura de terroristas capturados; Os Intocáveis devem ter caído
na lista de “birras” da Academia. Uma vez que ano passado um filme Francês
abocanhou quase que completamente a premiação toda, O Artista, que alem de
levar o premio de Melhor Direção e Melhor Ator, também levou o de Melhor Filme.
Parece que Os Intocáveis simplesmente não entrou na disputa
devido a isso. Essa teoria se intensifica mais quando nos lembramos de outro
filme francês ignorado pelo Oscar 2013. Holy Motors um dos filmes mais soberbos
de 2012 foi esquecido completamente pela academia, de forma inaceitável quando
recordamos o trabalho excepcional de seu protagonista Denis Lavant. Indica-lo para Melhor Filme Estrangeiro talvez fosse pedir demais para os bons costumes da Academia,
mas ignorar a atuação de Lavant...
Mas a frança ainda pode fazer “o rapa” na premiação
indiretamente. Uma vez que Amour, filme austríaco que concorre nas principais
categorias do Oscar, possui Emmanuelle Riva concorrendo ao premio de Melhor
Atriz com seu soberbo papel no longa. Um premio merecido e que pode sim levar-
uma vez que essa é a categoria mais instável do ano, onde tudo pode acontecer-.
E vocês, lembram de mais algum grande filme que merecia ter
sido lembrado pela Academia?
Lembrando que a 85° acontece no dia 24 de fevereiro.
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