Pages

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Critica: De Pernas Pro Ar 2


Prestes a abrir sua primeira sex shop nos Estados Unidos, em sociedade com Marcela (Maria Paula), Alice (Ingrid Guimarães) tem um novo desafio: levar para a América do Norte um produto erótico inédito. Muito agitada e obsessiva, Alice também precisa descobrir como equilibrar a ambição profissional e a vida pessoal, já que seu casamento, novamente, está em risco. A situação começa a ficar fora de controle na festa de inauguração da 100ª loja SexDelícia no Brasil, quando ela tem um piripaque por excesso de trabalho e é obrigada pelos médicos a passar uns dias no Spa Desestresse. Ao sair da clínica para encontrar a sócia nos Estados Unidos e fechar negócio com investidores americanos, Alice vive as mais inusitadas situações para esconder da família que, na verdade, está lá a trabalho e não a passeio, como tinha dito.

Com direção de Roberto Santucci, De Pernas Pro Ar 2 compensa suas falhas anteriores e consagrasse como uma das comedias românticas mais bem feitas que nosso pais produziu na atualidade, numa narrativa coesa, hilária, repleta de talentos e artifícios técnicos acertados.

Se Em De Pernas Pro Ar, o diretor Santucci demonstrava um potencial interessante mas uma latente covardia em desenvolver esse potencial, aqui em De Pernas Pro Ar 2, sua continuação, ele demonstra segurança, coesão e coragem em levar a tela um filme despretensioso e extremamente eficaz em sua proposta.

A trama novamente nos leva para a vida de Alice- vivida pela deslumbrante Ingrid Guimarães que não só reafirma seu posto como uma comediante exemplar, mas que vai alem e ao demonstrar ser uma atriz experiente e com extrema técnica de atuação que compreende e desenvolve seu personagem lhe dando naturalidade e confiança- em sua empreitada pelos negócios. Sua Sex Shop hoje em dia desponta como um negocio de sucesso, com mais de 100 filiais pelo Brasil. Assim, quando é chegada a hora de expandir os negócios e torna-lo globalizado, Alice imerge numa sucessão de horas intensivas de estresse e trabalho para conduzir com maestria e rigor tudo, ao lado de sua melhor amiga e sócia Marcela  - na correta e sempre ‘caliente’ Maria Paula -.

Mas apesar de seu relacionamento com o marido ter encontrado uma certa concessão; dessa vez Alice abre mão da própria saúde em prol de seu sucesso profissional o que lhe obriga após um piripaque que é vastamente noticiado, inclusive indo parar no youtube; a se internar numa clinica que se assemelha a um SPA, para desestressar e trabalhar essa sua compulsiva mania de trabalho desenfreado. Lá ela conhece inúmeras figuras, cada qual com um vicio/problema que lhes tiram por momentos a sanidade, como uma atriz que confunde seus personagens e as famas destes com sua vida pessoal – a hilária Tatá Werneck, - ou mesmo um ex-jogador de futebol viciado em sexo, seja com que pessoa for – no caricato escrachadamente parodiando o jogador de futebol Warner Loove, personagem vivido pelo ator Luiz Miranda, -.

Mas Alice não consegue se conter diante de uma proposta irrecusável de abrir uma filial milionária em Nova York e após dar um jeito ‘profissional’ de sair da clinica, parte em viagem com a família rumo aos EUA com o falso pretexto de tirar férias; para conseguir fechar contrato.

De Pernas Pro Ar 2 a partir daqui, após ter preparado toda a narrativa para seguir o enredo de forma coesa, parte em sequencias desenfreadas de hilaridade e situações imprevisíveis de humor, alternando-se com o romance entre Alice e seu marido que devido a ausência de interesse da esposa e de um certo deslize do marido também entra em novo conflito mais intenso- e mais justificável – que o anterior do primeiro longa.

As piadas e diálogos possuem um timing cômico excelente, respeitando o entendimento de seu publico e o tempo correto entre uma sequencia e outra. Isso faz com que o desenvolvimento ocorra de uma forma mais linear e condizente com o enredo, tornando a linguagem do filme aceitável. O filme não se arrasta em momento algum e nem corre demais. Tem o tempo exato.
Como uma das cenas mais hilarias do longa, que acontece no momento de uma apresentação crucial para a empresa, e que Alice enfrenta certo "efeito de reação". A cena é extremamente eficaz e bem conduzida.

Isso alem de demonstrar um trabalho eficaz de montagem e edição, revela um apreço e um cuidado perceptível do roteiro, dessa vez escrito por três pessoas - Paulo Cursino, Marcelo Saback e inclusive da própria Ingrid Guimarães. Isso doou a trama diálogos mais consistentes e inteligentes, dinâmicos, situações cômicas estruturalmente coesas, alem de conferir uma dramaticidade e uma construção de personagens mais solida também. Alice é a personagem mais bem trabalhada dessa vez,. O filme já inicia nos mostrando um vídeo caseiro, onde ela surge ainda criança dizendo quais seus sonhos para a vida adulta. O que diz muito sobre a personagem e ajuda a compreender seus atos, seus erros, suas ações. Isso é imprescindível para a historia.

A fotografia aqui também surge mais trabalhada e cuidadosa, toda delineada em tons claros que nos situam bem em cada ambiente mostrado. Há uma sutil mudança no tom e na luz da fotografia quando o filme passa para Nova York por exemplo.

O sexo e a auto suficiência feminina mais uma vez e pano de fundo da trama, e de forma totalmente natural também.

O núcleo de apoio também surge soberbo, com momentos e personagens marcantes em situações impagáveis. Destaque para os personagens da empregada vivida pela ótima atriz Cristina Pereira; e para uma participação rápida, mas essencial em uma das cenas de um Garçom brasileiro, natural de Governador Valadares num restaurante em que Alice e a família vão almoçar. O personagem é vivido pelo inventivo e camaleônico ator  Rodrigo Sant’anna (mais conhecido pelo seu papel como Valéria Vasques  no humorístico de qualidade duvidosa Zorra Total). A  sequencia toda em que ele surge é de uma comicidade inspiradora.

Mas o que realmente chama a atenção em De Pernas Pro Ar 2 é a naturalidade que o enredo e as situações surgem em tela. Mesmo que no inicio alguns diálogos surjam perigosamente caricatos, no desenrolar da trama, tudo se torna coeso. Há preparação e desenvolvimento que culminam num clímax correto. Dando ao espectador a sensação de que estão testemunhando situações corriqueiras naturais de comicidade e não que estão vendo uma serie de diálogos e atos ensaiados e piadas prontas num especial de TV humorístico, que alias é a grande falha que muitas comedias românticas possuem, não só as nacionais.

De Pernas Pro ar 2 se coloca num terreno pouco trabalhado pelo Brasil. O gênero comedia romântica que é sinônimo de bilheteria em muitos países inclusive no nosso, mas que nunca foi um gênero que o país costumava realizar. Ou ao menos realizar de forma seria, com preocupação clara em entregar ao publico um produto, uma obra de qualidade narrativa e técnica. De Pernas Pro Ar 2 prova que é possível sim isso acontecer.

E o que se obtém alem de uma hora e meia de riso fácil, gargalhadas frenéticas e certos momentos de tensão, é uma obra contundente  interessante, eficaz e extremamente deliciosa de se ver, rever e rever quantas vezes for preciso.

Tal eficiência se reflete no publico, que largamente demonstra sua aprovação ate os instantes finais - dos créditos - do longa.

Excelente!

 Trailer



Ficha Técnica
  
Diretor: Roberto Santucci
Elenco: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paula, Denise Weinberg, Cristina Pereira, Eriberto Leão, Christine Fernandes, Luiz Miranda, Alice Borges, Tatá Werneck, Pia Manfroni, Wagner Santisteban, Rodrigo Sant’anna, Eduardo Mello
Produção: Mariza Leão
Roteiro: Paulo Cursino, Ingrid Guimarães, Marcelo Saback
Fotografia: Nonato Estrela
Duração: 99 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Gênero: Comédia









0 comentários:

Postar um comentário