Pages

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Critica: De Pernas Pro Ar


Alice (Ingrid Guimarães) é uma executiva workaholic que pouco dá atenção ao marido João (Bruno Garcia) e ao filho (João Fernandes). Tendo o trabalho como foco principal de sua vida, é abandonada pelo companheiro no dia em que recebe a chance de uma promoção. Com esse choque de realidade da vida que ela considerava perfeita, Alice se atrapalha e falha na apresentação que a tornaria diretora de marketing da empresa. Desempregada e desquitada, ela conhece Marcela (Maria Paula), uma vizinha sensual que é dona de uma sex shop e que decide fazer Alice levar uma vida mais descontraída.

De Pernas Pro Ar, do diretor Roberto Santucci, prova que vai contra a ideia de seu titulo e nos concede uma deliciosa comedia, repleta de situações cômicas impagáveis, a confirmação de um talento nato e uma característica no nosso cinema que já havíamos esquecido, mesmo que tudo isso venha embalado em covardia.

O filme é uma delicia do inicio ao fim. Tem seus momentos cômicos mais mornos para se reafirmar como comedia, e não comedia romântica necessariamente- mesmo que possua um paralelo que conduz toda a narrativa no casamento da protagonista-. Mas o foco é o humor.

Há uma sequência sensacional envolvendo um apetrecho sexual e um jogo de futebol infantil. Impagável.
Mas o destaque esta com a atriz Ingrid Guimarães que reafirma seu posto como uma das atrizes comediantes mais inventivas e naturais que possuímos na atualidade. Seu personagem e extremamente coeso e em nenhum momento surge forçado ou inverossímil. Ela convence como mãe, convence como empresaria, convence como uma mulher recatada e convence como uma mulher liberta de seus próprios conceitos, limitações e prioridades e claro, de sua libido. Toda a ação dela explode em tela com uma naturalidade impressionante. De tal forma que é impossível não se identificar ou se cativar. Que alias é uma característica que há tempos o cinema nacional havia esquecido.

O filme transborda bem comum. Nos dá aquela sensação de que estamos assistindo algo natural, em nenhum momento o espectador se coloca abaixo ou inferior aos personagens ali mostrado, não há veneração, um querer estar ali. Ele nos da a sensação de que tudo ali pode sim ocorrer e ocorre em nossas vidas, no cotidiano. Ao contrario dos filmes essencialmente hollywoodianos que tem a característica focada na contra corrente. Onde os filmes compram e vendem a ideia de que as tramas ali mostradas devem ser ofertadas e nos dê a sensação de querer viver uma vida fictícia como a que esta sendo mostrada esquecendo-se da nossa, sem dar soluções para as nossas reais.

Mas não é totalmente correto. Pois peca em alguns momentos, mais pela expectativa e potencial do que pelo andamento.

O roteiro assinado pelo Marcelo Saback e Paulo Cursino introduz a ideia de libertação feminina. E isso é excelente. O Brasil, assim como o mundo ainda é extremamente machista quando o assunto é sexo. Mesmo que nosso país desde a Era das pornochanchadas tenha um desprendimento ao assunto, ao tema, ele ainda é visto como algo estritamente masculino, voltado ao sexo masculino. E quando sai desse nicho, cai no estereótipo comum e acaba sendo nada mais do que clichês cômicos ou um tabu, sendo apenas sugerido mas nunca explicitado para algo alem do apenas chamar a atenção.

De pernas Pro Ar, promove uma redescoberta ao tema e convida o espectador, principalmente a mulher a conversar, a direcionar sua visão para o próprio corpo, para o próprio prazer. Ao tratar do orgasmo, o roteiro nada mais faz do que passar a ideia de que a mulher deve sim olhar mais para si mesma e entender que é igual ao homem na busca pelo prazer, pela realização pessoal e profissional, que não deve aceitar apenas oferecer prazer ou o que quer que for sem receber  mesmo em troca. A narrativa é bem estruturada nesse sentido, ao mostrar a personagem Alice nesse caminho, se transformando se descobrindo- e a metáfora com a montanha russa é excelente nesse sentido-. 

Porem o filme conforme avança na narrativa vai se perdendo e acaba caindo no mesmo lugar comum de sempre, de que não existe uma com relação entre trabalho, família e prazer. Principalmente entre trabalho e família. Que a mulher deve sempre escolher ou o trabalho ou ser a dona de casa, mãe e esposa. Que não há possibilidade viável de conciliar as duas coisas. Mas a pior ideia vendida é a da submissão novamente imposta, caracterizada pelo momento que a Alice aceita se encontrar com o marido novamente. A atitude e principalmente a resolução, faz cair por terra toda a concepção criada na premissa do roteiro. E isso é uma falha, um erro ou simplesmente uma covardia em se manter num foco muito mais interessante, que era o inicial.

Mas nem mesmo essas falhas tiram a eficácia da produção. O filme é tecnicamente correto. Inclusive em vários planos e cenas realmente bem montadas, sem contar na edição – destaque para a sequência inicial-. Esta longe de ser algo soberbo, alias bem longe, mais pela falta de coragem do que por falta de competência ou potencia.

De Pernas Pro Ar revela a volta a essa característica comum que nosso cinema sempre possuiu, de aproximação a seu publico sem focar apenas em criticas sociais ou políticas. É um filme leve, divertido, com uma ótima fotografia e edição e que nos dá momentos de lazer, demonstrando algo que muitos olhos de fora  e de dentro também se esquecem: que sabemos rir. E não só diante das desgraças...

Criou uma possibilidade interessante que agradou a publico e criticas no gerais e que demonstrou mais uma vez que o cinema esta também aqui.

Um bom filme.

Trailer




Ficha Técnica

Diretor: Roberto Santucci
Elenco: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paula, Denise Weinberg, Antônio Pedro, Flávia Alessandra, Marcos Pasquim, Cristina Pereira, Charles Paraventi, João Fernandes, Ricardo Barrão, Antônio Pedro
Produção: Mariza Leão
Roteiro: Marcelo Saback, Paulo Cursino
Fotografia: Antônio Luis Mendes
Trilha Sonora: Fabio Mondego
Duração: 101 min.
Ano: 2010
País: Brasil
Gênero: Comédia
Classificação: 14 anos





0 comentários:

Postar um comentário