Pages

domingo, 7 de outubro de 2012

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - 36° edição / 2012




A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um festival de cinema que ocorre anualmente na cidade de São Paulo (SP). É um evento cultural sem fins lucrativos, realizado pela ABMIC - Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema e com o reconhecimento da Federação Internacional da Associação dos produtores de Filmes. O Estado e o Município de São Paulo estabelecem outubro como mês oficial da mostra.
É o principal evento cinematográfico do Brasil, e é considerada atualmente como uma espécie de Oscar brasileiro.

Sua criação se deu em 1977, quando o crítico de cinema Leon Cakoff quis celebrar os 30 anos de fundação do MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

A edição de estréia da Mostra Internacional de Cinema teve 16 longa-metragens e sete curtas (de 17 países), apresentados em 40 sessões no Grande Auditório do MASP e inaugurou a modalidade do voto do público para a escolha do melhor filme, ritual que nunca mais foi abandonado.
O vencedor do Prêmio do Público foi "Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia", de Hector Babenco. História de triste lembrança, o Jornal do Brasil chegou a escrever que a Mostra era o único lugar no Brasil em que as pessoas tinham o direito de votar.

Naquela época, o Brasil vivia sob ditadura militar, o que fez com que as primeiras sete edições realizadas pelo Departamento de Cinema do MASP, dirigido por Cakoff, tivessem muitas dificuldades em razão da censura imposta pelo regime. Desligada do museu em 1984, a mostra desafiou a censura instaurando um processo contra a União reivindicando o direito de apresentar os filmes selecionados diretamente ao público, sem censura prévia, como ocorria até então.

A mostra ganhou o processo contra a União, mas apesar de estar no último ano da ditadura (1984), sua programação pública foi suspensa na primeira semana de sua 8ª edição. A interrupção durou quatro dias, tempo suficiente para que os censores do Ministério da Justiça, chefiado por Ibrahim Abi-Ackel, assistissem a todos os filmes da programação do festival. A truculência mostrada repercutiu mundo afora e criou-se um impasse já para a edição seguinte da mostra, apesar do processo de redemocratização a qual o país vinha passando com o fim do regime militar.


 Curiosidade histórica:

A partir de 1985, a mostra não precisou mais passar por censura prévia por causa de uma portaria assinada pelo então ministro da Justiça Fernando Lyra, a pedido dos próprios organizadores do evento. A medida de lei estendeu-se a todo o território brasileiro, isentando a partir dali outros festivais que incorporavam a censura prévia em seus regulamentos de forma passiva. A vitória na justiça fez com que a 9ª Mostra Internacional de Cinema, realizada entre 15 e 31 de outubro de 1985, ocorresse sem censura.

A 29ª Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema de São Paulo teve em sua programação uma seleção composta por 359 longas e 62 curtas, totalizando 1.159 sessões de cinema, espalhadas em 20 salas de exibição pela cidade.

A 30ª Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema em São Paulo teve em sua programação uma seleção de 292 longas e 99 curtas. Os espectadores foram 220 mil.
A 31ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo foi realizada em 2007 de 19 de outubro a 1 de novembro.

Este ano...


A 36ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa na quinta-feira, dia 19 de Outubro de 2012, com a exibição de No, longa do chileno Pablo Larraín; contara com a exibição dos novos filmes dos portugueses, Manoel de Oliveira e Miguel Gomes, do iraniano Abbas Kiarostami e do italiano Marco Bellochio, estão entre os cerca de 350 títulos confirmados. Numa coletiva de imprensa realizada neste sábado, a organização da Mostra anunciou a maior parte desta seleção, além de retrospectivas dedicadas ao japonês Minoru Shibuya, com a exibição de sete de seus títulos, e ao ucraniano Sergei Loznitsa, que terá exibida toda sua filmografia, incluindo o novo Na Neblina.

Além disso, haverá a previamente anunciada retrospectiva do russo Andrei Tarkovsky, com a exibição de todos os filmes que dirigiu e de títulos inspirados por ele, assinados por cineastas como Chris Marker, Tonino Guerra, Aleksandr Sokurov, Evgeny Borzov e José Manuel Mouriño. O cartaz da Mostra foi feito a partir de imagens de polaróides feitas por Tarkovsky, que serão reunidas numa exposição.

Em 2012, a Mostra mantém a regra da exclusividade, o que privará o público paulistano de assistir os vencedores do Leão de Ouro em Veneza, Pietà, e do Urso de Ouro em Berlim, César Deve Morrer. Ambos foram exibidos no Festival do Rio. Apenas filmes estrangeiros inéditos no Brasil serão exibidos no evento. A única exceção será Tabu, do português Miguel Gomes, que ganhará uma homenagem da Mostra, com a exibição de 5 curtas e 3 longas.

O júri de ficção de 2012 é composto pelo ator alemão Burghart Klaussner (A Fita Branca); o diretor Cao Hamburger (O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias); Danis Tanovic (Terra de Ninguém); Jan Harlan (Stanley Kubrick: A Life in Pictures); e Kanako Hayashi (diretora do Festival TOKYO FILMeX). Já o júri de documentário conta com o jornalista N. Bird Runningwater; o diretor Sergio Machado (Cidade Baixa); a produtora Suzana Amado (Vou Rifar Meu Coração); a produtora Denise Gomes (Violeta foi para o Céu); e Amir Labaki, diretor do É Tudo Verdade.

Tubarão, de Steven Spielberg, e Lawrence da Arábia, de David Lean, estão entre os clássicos restaurados que serão exibidos na Mostra.
O encerramento contará com "Frankenweenie", a mais recente animação de Tim Burton. Outro destaque será o clássico "Nosferatu", do diretor alemão F.W. Murnau, que vai ser exibido em apresentação especial no dia 2 de novembro no Parque do Ibirapuera acompanhado pela Orquestra Petrobras Sinfônica e Coral. O longa será mostrado para celebrar os cem anos da morte de Bram Stoker, o idealizador do vampiro Drácula.


Vinheta da 36° Mostra Internacional de Cinema De São Paulo:




Confira a programação completa e tabela primaria de valores dos ingressos: http://36.mostra.org/
E/Ou na descrição listada abaixo:

Retrospectiva Andrei Tarkósvki

A Infância de Ivan (Ivanovo Detstvo)
Andrei Rublev (Andrey Rublyov )
Hoje Não Haverá Saída (There Will Be No Leave Today), curta-metragem
Nostalgia
O Espelho (The Mirror)
O Rolo Compressor e O Violinista (Katok I Skripka ), média-metragem
O Sacrifício (Offret)
Os Assassinos (Ubiytsy), curta-metragem
Solaris
Stalker
Tempo De Viagem (Tempo De Viaggio), documentário em codireção com Tonino Guerra

Documentários sobre Tarkóvski

Andrei Tarkóvski: O Colecionador de Sonhos (Andrei Tarkovsky: Sobiratel Snov , Rússia), de Evgeny Borzov
Dirigido por Andrei Tarkóvski (Regi Andrej Tarkovskij, Suécia), de Michal Leszczylowski
Elegia Moscovita (Moskovskaya Elegiya, Rússia), de Aleksandr Sokurov
Magnetismo da Memória (Pritjazhenie Pamjati, Rússia), de Evgeny Borzov
Os Dias Brancos – Anotações Sobre A Filmagem de Nostalgia, de Andrei Tarkóvski (Los Días Blancos – Apuntes Sobre El Rodaje De Nostalghia, De Andrei Tarkovski, Espanha, Itália), de José Manuel Mouriño
Um Dia na Vida de Andrei Arsenievitch (Une Journée D´Andrei Arsenevitch, França), de Chris Marker

Retrospectiva Sergei Loznitsa

A Colônia (Poselenije, Rússia)
A Estação de Trem (Polustanok , Rússia)
Artel, (Rússia)
Bloqueio (Blokada, Rússia)
Fábrica (Fabrika, Rússia)
Hoje Vamos Construir Uma Casa (Segodnya My Postroim Dom, Rússia)
Minha Felicidade (Schastye Moye, Rússia)
O Milagre De Santo Antônio (Rússia)
Retrato (Portrait, Rússia)
Vida, Outono (Zhizn, Osin, Rússia)
Paisagem (Peyzazh, Alemanha)
Na Neblina (V Tumane, Alemanha, Rússia, Letônia, Holanda , Bielorússia) – inédito
Cinejornal (Predstavlenye, Alemanha, Rússia, Ucrânia)

Retrospectiva Minoru Shibuya

O Dia de Folga do Médico (Honjitsu Kyushin, Japão)
O Paraíso dos Bêbados (Yopparai Tengoku, Japão)
O Rabanete e a Cenoura (Daikon To Ninjin, Japão)
Os Passarinhos (Mozu, Japão)
Pessoas Modernas (Gendai-Jin, Japão)
Retidão (Seigiha, Japão)
Um Bom Homem, Um Bom Dia (Kojin Kojitsu, Japão)

Competição Novos Diretores

111 Garotas (111 Dokhtar, Iraque, Irã), de Nahid Ghobadi
A Casa (Portugal), de Júlio Alves
A Culpa Do Cordeiro (La Culpa del Cordero, Uruguai), de Gabriel Drak
A História de Tomi Ungerer (Far out isn´t far enough: the Tomi Ungerer story, EUA), de Brad Bernstein
Água (Water, Israel, Palestina), de Nir Sa’ar, Maya Sarfaty, Mohammad Fuad, Yona Rozenkier, Mohammad Bakri, Ahmad Bargouthi, Pini Tavger, Tal Haring
Aqui e Ali (Aquí y Allá, Espanha, EUA, México), de Antonio Mendez Esparza
Arcadia (EUA), de Olivia Silver
Augustine (França), de Alice Winocour
Babeldom (Inglaterra), de Paul Bush
Crônicas da Infância (Chroniques d´une cour de récré, França), de Brahim Fritah
Debaixo da Sombra da Cruz (All’Ombra Della Croce, Espanha, Itália), de Alessandro Pugno
Dente por Dente (Diente por Diente, México), de Miguel Bonilla Schnaas
El Resquicio (Colômbia, Argentina), de Alfonso Acosta
Encontrando Leila (Ashnaee ba Leila, Irã), de Adel Yaraghi
Estrada de Palha (Portugal, Finlândia), de Rodrigo Areias
Hemel (Holanda, Espanha), de Sacha Polak
Herança (Inheritance, França, Israel, Turquia, Palestina), de Hiam Abbass
L (Grécia), de Babis Makridis
La Sirga (Colômbia, França, México), de William Vega
Los Días (Argentina), de Ezequiel Yanco
Mad Ship (Canadá, Noruega), de David Mortin
Memories Look At Me (Ji Yi Wang Zhe Wo, China), de Song Fang
Meteora (Grécia, Alemanha, França) de Spiros Stathoulopoulos
Meu caro amigo Chico (Portugal), de Joana Barra Vaz
Minha Vida em Nairóbi (Nairobi Half Life, Quênia, Alemanha), de Tosh Gitonga
Miradas Múltiplas – O Universo de Gabriel Figueroa (Miradas Múltiples (La Máquina Loca), México, França, Espanha), de Emilio Maillé
Mosquita e Mari (Mosquita y Mari, EUA), de Aurora Guerrero
Noor (França, Paquistão), de Cagla Zencirci, Guillaume Giovanetti
O Comediante (The Comedian, UK ), de Tom Shkolnik
O Filho Querido (Jin Sun, Taiwan), de Chou She Wei
O Frágil Som do Meu Motor (Portugal), de Leonardo António
O Quase Homem (Mer Eller Mindre Mann, Noruega), de Martin Lund
O Último Passo (Peleh Akhar, Irã), de Ali Mosaffa
Os Descrentes (Les Mécréants, Marrocos, Suíça), de Mohcine Besri
Os Selvagens (Los Salvajes, Argentina), de Alejandro Fadel
Ouro Colombiano: 400 Anos de Música da Alma (Oro Colombiano: 400 años de musica del alma, Colômbia, Venezuela), de Sanjay Agarwal, Ivan Higa
Padak (Coréia do Sul), de Lee Dae Hee
Parviz (Irã), de Majid Barzegar|
Paul Bowles: A Porta da Jaula Está Sempre Aberta (Paul Bowles: The Cage Door Is Always Open, Suíça), de Daniel Young
Pedaços de Mim (Des Morceaux de Moi, França), de Nolwenn Lemesle
Preenchendo o Vazio (Lemale Et Ha’halal, Israel), de Rama Burshtein
Quando Vi Você (When I Saw You, Palestina, Jordânia), de Annemarie Jacir
Rua da Redenção (Ustanicka Ulica, Sérvia), de Miroslav Terzic
Salsipuedes (Argentina), de Mariano Luque
Satellite Boy (Autrália), de Catriona McKenzie
Sem Outono, Sem Primavera (Sin Otoño, Sin Primavera, Equador, Colômbia, França), de Iván Mora Manzano
Sequestro (Kapringen, Dinamarca), de Tobias Lindholm
Shameless (Bez Wstydu, Polônia), de Filip Marczewski
Sobre o Céu Rosa (Momoiro Sora Wo, Japão), de Keiichi Kobayashi
Voz da Primavera (Sedaye Cheshme, Irã), de Houshang Falah Rezaei
We Came Home (EUA, Afeganistão) de Ariana Delawari
You and Me Forever (Dinamarca), de Kaspar Munk

Competição Novos Diretores – Foco Alemanha

Além do Horizonte (Am Himmel Der Tag, Alemanha), de Pola Schirin Beck
As Histórias do Sr. Spalek (Die Koffer des Herrn Spalek, Alemanha, EUA), de Gregor Eppinger
Formentera (Alemanha), de Ann-Kristin Reyels,
Meus 13 Anos (Little Thirteen, Alemanha), de Christian Klandt
O Peso da Culpa (Schuld Sind Immer Die Anderen, Alemanha), de Lars- Gunnar Lotz
Oh Boy (Oh Boy, Alemanha), de Jan Ole Gerster
Os Visitantes (Die Besucher, Alemanha), de Constanze Knoche
Speed- Em Busca do Tempo Perdido (Speed – Auf der Suche nach der verlorenen Zeit, Alemanha), de Florian Opitz
Tempo de Crise (Crashkurs, Alemanha), de Anika Wangard
Transpapa (Alemanha), de Sarah Judith Mettke

Mostra Brasil – Competição Novos Diretores

A Arte de Interpretar – A Saga da Novela Roque Santeiro, de Lucia Abreu
A Porta Larga, de Aleandro Tubaldi
Antes Do Fim Do Mundo, de Sabrina Marostica e Herbert Gondo
Cores, de Francisco Garcia
Embu – Terra das Artes, de Maria De Fátima Seehagen
Francisco Brennand, de Mariana Brennand Fortes
Hélio Oiticica, de Cesar Oiticica Filho
Jardim Atlântico, de Jura Capela
Lacuna, de André Lavaquial
Muito Além do Peso, de Estela Renner
Nove Crônicas Para Um Coração aos Berros, de Gustavo Galvão
Pra Lá do Mundo, de Roberto Studart
Sinfonia De Um Homem Só, de Cristiano Burlan
Metro, de Guilherme B. Hoffmann

Mostra Brasil – Perspectiva

A Busca, de Luciano Moura
A Floresta de Jonathas, de Sergio Andrade
A Memória que me Contam, de Lúcia Murat
Balança mas não Cai, de Leonardo Barcelos
Boa Sorte, Meu Amor, de Daniel Aragão
Chamada a Cobrar, de Anna Muylaert
Cine Holliúdy, de Halder Gomes
CutBack, de Alex Miranda
Dores de Amores, de Raphael Vieira
Elena, de Petra Costa
Entretempos, de Henri Arraes Gervaiseau
Era uma Vez Eu, Verônica, de Marcelo Gomes
Estado de Exceção, de Juan Posada
Jards, de Eryk Rocha
Kátia, de Karla Holanda
Laura, de Fellipe Gamarano Barbosa
Meu Amigo Claudia, de Dácio Pinheiro
Noites de Reis, de Vinicius Reis
O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares
O que se Move, de Caetano Gotardo
O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
Olho Nu, de Joel Pizzini
Satyrians, 78 Horas em 78 Minutos, de Daniel Gaggini, Fausto Noro, Otávio Pacheco
Sementes do Nosso Quintal, de Fernanda Heinz Figueiredo
Um Filme para Dirceu, de Ana Johann
Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi
Colegas, de Marcelo Galvão
Pernamcubanos – O Caribe que nos Une, de Nilton Pereira
A Coleção Invisível, de Bernard Attal
Margaret Mee e a Flor da Lua, de Malu De Martino
Repare Bem, de Maria de Medeiros
A Última Estação, de Marcio Curi
Super Nada, de Rubens Rewald

Perspectiva Internacional

10+10 (Taiwan), de Hou Hsiao-hsien e outros
25/11 O Dia em que Mishima Escolheu o Seu Destino (11.25 Jiketsu No Hi: Mishima Yukio To Wakamono-Tachi, Japão), de Koji Wakamatsu
38 Testemunhas (38 Témoins, França ), de Lucas Belvaux
A Aposentada (La Jubilada, Chile), de Jairo Boisier
A Árvore dos Morangos (El Árbol De Las Fresas, Canadá, Cuba, Itália), de Simone Rapisarda Casanova
A Bela Que Dorme (Bella Addormentata, França, Itália), de Marco Bellocchio
A Caça (Jagten, Dinamarca), de Thomas Vinterberg
A Feiticeira da Guerra (Rebelle, Canadá), de Kim Nguyen
A Glória das Prostitutas (Whore´s Glory, Alemanha, Áustria), de Michael Glawogger
A Horda (Orda, Rússia), de Andrei Proshkin
A Parede (Die Wand, Áustria, Alemanha), de Julian Roman Pölsler
A Parte dos Anjos (The Angel´s Share, Reino Unido, França, Bélgica, Itália), de Ken Loach
A Riqueza do Lobo (La Richesse Du Loup, França), de Damien Odoul
A Royal Affair (En Kongelig Affære, Dinamarca), de Nikolaj Arcel
À Sombra da República (A L’ombre de La République, França), de Stéphane Mercurio
A Voz do Meu Pai (Babamin Sesi, Turquia, Alemanha, França), de Orhan Eskikoy
Abendland (Áustria), de Nikolaus Geyrhalter
África Negra Mármore Branco (Africa Nera Marmo Bianco, Itália, Estados Unidos), de Clemente Bicocchi
Além Das Montanhas (Dupa Dealuri, Romênia), de Cristian Mungiu
Alois Nebel (República Tcheca), de Tomas Lunak
Alpes (Alpeis, Grécia), de Yorgos Lanthimos
Amanhã (Zavtra, Rússia), de Andrey Gryazev
Amanhã? (Demain?, França, Portugal), de Christine Laurent
Ano de Graça (Año De Gracia, Espanha), de Ventura Pons
Antiviral (Canadá), de Brandon Cronenberg
Aos 80 (Anfang 80, Áustria), de Sabine Hiebler e Gerhard Ertl
Avanti (Suíça, Bélgica), de Emmanuelle Antille
Barbie (Coreia Do Sul), de Lee Sang-Woo
Bergman & Magnani: A Guerra dos Vulcões (Bergman & Magnani: La Guerra Dei Vulcani, Itália), de Francesco Patierno
Bully (EUA), de Lee Hirsch
City State (Borgrík, Islândia), de Olaf De Fleur Johannesson
Crianças de Saravejo (Djeca, Bósnia Herzegovina, Alemanha, França, Turquia), de Aida Begic
De Pai para Filho (Entre Les Bras, França), de Paul Lacoste
Depois da Batalha (Baad El Mawkeaa / Apres La Bataille, Egito, França), de Yousry Nasrallah
Desculpe Incomodar (Undskyld Jeg Forstyrrer, Dinamarca), de Henrik Ruben Genz
Dinotasia (EUA), de David Krentz e Erik Nelson
Dom – Uma Família Russa (Dom – A Russian Family, Rússia), de Oleg Pogodin
Duane Michaels – The Man Who Invented Himself (França), de Camille Guichard
Duane Michaels (França), de Camille Guichard
El Gusto (França, Algeria, Irlanda), de Safinez Bousbia
Em Família (In The Family, EUA), de Patrick Wang
Em Segunda Mão (Portugal), de Catarina Ruivo
Entre o Amor e a Paixão (Take this Waltz, Canadá, Espanha, Japão), de Sarah Polley
Espaços Inacabados: A História da Escola de Artes de Cuba (Unfinished Spaces, EUA), de Alysa Nahmias, Benjamin Murray
Estudante (Student, Cazaquistão), de Darezhan Omirbayev
Eu, Anna (I, Anna, Inglaterra, Alemanha, França), de Barnaby Southcombe
Felicidade… Terra Prometida (Le Bonheur…Terre Promise, França), de Laurent Hasse
Florbela (Portugal), de Vicente Alves do Ó
Fogo (México, Canadá), de Yulene Olaizola
Frisson des Collines (Canadá), de Richard Roy
Gente Fina (Kurteist Fólk, Islândia), de Olaf De Fleur Johannesson
Hasta Nunca (EUA, Uruguai ), de Mark Street
Imperdoável (Impardonnables, França), de André Téchiné
Indignados (França), de Tony Gatlif
Ingrid Caven, Música e Voz (Ingrid Caven, Musique et Voix, França ), de Bertrand Bonello
Istambul (Isztambul, Hungria ), de Török Ferenc
Keyhole (Canadá), de Guy Maddin
La Demora (Uruguai, México, França), de Rodrigo Plá
Lado a Lado (Side by Side, EUA), de Chris Kenneally
Ladrão (Booster, EUA), de Matt Rusking
Laurence Anyways (Canadá, França), de Xavier Dolan
Liv & Ingmar – Uma História De Amor (Liv & Ingmar, Noruega, Reino Unido e Índia), de Dheeraj Akolkar
Longe do Afeganistão (Far From Afghanistan, EUA), de John Gianvito, J. Jost, M. Martin, Soon-Mi Yoo, T. Wilkerson
Malaventura (México), de Michel Lipkes
Mantenha-me em Pé (Tiens Moi Droite, França), de Zoé Chantré
Melhor Não Falar de Certas Coisas (Mejor No Hablar de Ciertas Cosas, Equador), de Javier Andrade
Melodia dos Bálcãs (Balkan Melodie, Suíça, Alemanha, Bulgária), de Stefan Schwietert
Michael, (Índia) de Ribhu Dasgupta
Morangos Selvagens (Les Fraises Des Bois, França ), de Dominique Choisy
Mother (Coreia do Sul), de Tae Jun Seek
Música da Primavera (Habllada La´Aviv Haboche, Israel), de Benni Torati
My German Friend (Alemanha, Argentina), de Jeanine Meerapfel
Mystery (China, França), de Lou Ye
Na Sua Ausência (J’enrage de son Absence, França), de Sandrine Bonnaire
Não Estou Morto (Je Ne Suis Pas Mort, França), de Mehdi Ben Attia
No (Chile, França, EUA), de Pablo Larraín
No Lixo (Décharge, Canadá), de Benoît Pilon
Noite Nº1 (Nuit #1, Canadá), de Anne Émond
Num Lugar Conhecido (En Terrains Connus, França, Canadá), de Stéphane Lafleur
Nunca Houve um Irmão Melhor (I Ne Bilo Luchshe Brata, Azerbaijão, Rússia, Bulgária), de Murad Ibragimbekov
O Comboio (Convoy, Rússia), de Alexey Mizgirev
O Cordeiro (Behold The Lamb ), de John Mc Ilduf
O Dançarino (Ballroom Dancer, Dinamarca), de Christian Bonke e Andreas Koefoed
O Fim Do Amor (The End of Love, EUA ), de Mark Webber
O Gebo e a Sombra (Portugal), de Manoel de Oliveira
O Lago Balaton (Német Egység@Balatonnál – Mézföld, Hungria), de Péter Forgács
O Paraíso dos Animais (Le Paradis Des Bêtes, França), de Estelle Larrivaz
O Rei do Curling (Kong Curling, Noruega), de Ole Endresen
O Resto Do Mundo (Le Reste Du Monde, França), de Damien Odoul
O Ritual da Comida (Himself He Cooks, Bélgica), de Valerie Berteau e Philippe Witjes
O Sorriso do Chefe (Il Sorriso Del Capo, Itália), de Marco Bechis
O Zelador (Viceværten, Dinamarca), de Katrine Wiedemann
Off The Beaten Track, (Irlanda, Romênia), de Dieter Auner
Operation Libertad (Suiça, França), de Nicolas Wadimoff
Operation Libertad (Suíça, França), de Nicolas Wadimoff
Os Italianos Na Ópera (Italiani All´Opera, Itália, Argentina), de Franco Brogi Taviani
Outrage: Beyond (Autoreiji: Biyondo, Japão), de Takeshi Kitano
Pântanos (Marécages, Canadá), de Guy Édoin
Para Ellen (For Ellen, EUA), de So Yong Kim
Para Sempre (Tot Altijd, Bélgica), de Nic Balthazar
Paradise Love (Paradies: Liebe, Áustria, Alemanha, França), de Ulrich Seidl
Paraíso (Paradeisos, Grécia), de Panagiotis Fafoutis
Pastorela: Uma Peça de Natal (Pastorela, México), de Emilio Portes
Pequenas Mentiras (Orchim Lerega, Israel), de Maya Kenig
Perder a Razão (A Perdre La Raison, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça), de Joachim Lafosse
Pó (Polvo, Alemanha, Guatemala, Espanha, Chile), de Julio Hernández Cordón
Por Enquanto (Meanwhile, EUA), de Hal Hartley
Postcards From The Zoo (Kebun Binatang, Indonésia, Alemanha, Hong Kong), de Edwin
Purgatório (Araf, Turquia, França, Alemanha), de Yesim Ustaoglu
Quatro Sóis (Ctyri Slunce, República Tcheca), de Bohdan Sláma
Reality (Itália, França), de Matteo Garrone
Renoir (França), de Gilles Bourdos
Rio (River, Japão), de Ryuichi Hiroki
Rio de Ouro (Rio de Oro, México), de Pablo Aldrete
Ristabbanna (Itália), de Gianni Cardillo e Daniele de Plano
Saudações de Tim Buckley (Greetings From Tim Buckley, EUA ), de Daniel Algrant
Silêncio na Neve (Silencio en la Nieve, Espanha, Lituânia), de Gerardo Herrero
Soldier/Citizen (Israel) de Silvina Landsmann
Sombra do Mar (Sea Shadow, Emirados Árabes Unidos), de Nawaf Al-Janahi
Sonho e Silêncio (Sueño Y Silencio, Espanha, França), de Jaime Rosales
Tão Perto Tão Longe (Si Près Si Loin, Suíça), de Michel Favre
Tenho 11 Anos (I Am Eleven, Austrália, Marrocos, Suécia, China, Índia, Republica Checa, França, Tailândia, Japão, Alemanha, Bulgária, Holanda, Reino Unido, EUA), de Genevieve Bailey
The Creators (África do Sul, EUA), de Laura Gamse, Jacques de Villiers
The Kampala Story (The Kampala Story, Uganda), de Donald Mugisha e Kasper Bisgaard
The Lost World Cup (Itália), de Lorenzo Garzella e Filippo Macelloni
The Parade (Parada, Sérvia), de Srdjan Dragojevic
Tiro na Cabeça (Headshot, Tailândia, França), de Pen-Ek Ratanaruang
Última Sexta-Feira (Al Jumaa Al Akhira, Jordãnia), de Yahya Alabdalla
Um Alguém Apaixonado (Like Someone In Love, França, Japão), de Abbas Kiarostami
Um Ato de Caridade (Paziraie Sadeh, Irã), de Mani Haghighi
Um Lindo Vale (Emek Tiferet, França, Israel), de Hadar Friedlich
Uma Bala Para o Che (Una Bala Para El Che, Uruguai), de Gabriela Guillermo
Vidas Curdas (Mesh, Alemanha, Turquia), de Shiar Abdi
Walk Away Renée (França), de Jonathan Caouette
Winter of Discontent (El Sheta Elli Fat, Egito), de Ibrahim El Batoot

Perspectiva Internacional – Foco Alemanha

A Terra que Respira (Breathing Earth, Alemanha), de Thomas Riedelsheimer
A Última Ambulância de Sófia (Sofia´s Letzte Ambulance, Alemanha, Bulgária, Croácia), de Ilian Metev
Barbara (Alemanha), de Christian Petzold
Brutal (Die Raeuberin, Alemanha), de Markus Busch
Caminho Para o Passado (Bittere Kirschen, Alemanha), de Didi Danquart
Camp 14 – Total Control Zone (Alemanha), de Marc Wiese
Felicidade (Glück, Alemanha), de Doris Dörrie
Fim de Semana em Casa (Was Bleibt, Alemanha), de Hans-Christian Schmid
Fortaleza (Festung, Alemanha), de Kirsi Marie Liimatainen
Hannah Arendt (Alemanha), de Margarethe Von Trotta
Implosão (Implosion, Alemanha), de Sören Voigt
Inferno (Hell, Alemanha, Suíça), de Tim Fehlbaum
Kill Me (Töte Mich, França, Alemanha, Suíça), de Emily Atef
Lua Crescente (Dreiviertelmond, Alemanha), de Christian Zübert
Mar Calmo (La Mer A L´Aube, França, Alemanha), de Volker Schlöndorff
O Perdão (Gnade, Alemanha, Noruega)
Para Elise (Für Elise, Alemanha), de Wolfgang Dinslage
Prometendo A Lua (Das Blaue Vom Himmel, Alemanha), de Hans Steinbichler
Quatro Dias Em Maio (4 Tage Im Mai, Alemanha), de Achim Von Borries:
Uma Janela Para o Verão (Fenster Zum Sommer, Alemanha, Finlândia), de Hendrik Handloegten
Voando Alto (Bis Zum Horizont, Dann Links!, Alemanha), de Bernd Böhlich
Invasion (Alemanha, Áustria), de Dito Tsindzadse

Apresentações especiais

Nosferatu (Alemanha), de Friedrich Wilhelm Murnau – ao vivo com orquestra e coral no Parque Ibirapuera
Alma Corsária (Brasil), de Carlos Reichenbach
Canção para o Meu Pai (Lullaby To My Father, França, Suíça), de Amos Gitai
Carmel (Israel, França, Itália), de Amos Gitai
Coronel Blimp – Vida e Morte (Life And Death Of Colonel Blimp, Reino Unido), de Michael Powell e Emeric Pressburger
Focus Forward, de vários
Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, Reino Unido), de David Lean
Muriel (Muriel Ou Le Temps D’un Retour, França, Itália), de Alain Resnais
O Guia Pervertido Da Ideologia (The Pervert´S Guide To Ideology, Irlanda), de Sophie Fiennes
O Guia Pervertido Do Cinema (The Pervert’s Guide To Cinema, Reino Unido, Áustria, Holanda), de Sophie Fiennes
O Incubador do Sol (Hadinat Al Shams, Síria), de Ammar Al-Beik
O Manuscrito Perdido (Portugal, Brasil), de José Barahona
Os Deuses e os Mortos (Brasil), de Ruy Guerra
Quando elefantes lutam, é a grama que sofre (The Suffering Grasses: When Elephants Fight, It Is The Grass That Suffers, EUA), de Iara Lee
Raros Sonhos Flutuantes (Tobu Yume Wo Shibaraku Minai, Japão), de Eizo Sugawa
Sonata Silenciosa (Silent Sonata/ Circus Fantasticus, Eslovênia, Irlanda, Finlândia, Suécia), de Janez Burger

Apresentação Especial Raúl Ruíz

La Noche de Enfrente (França, Chile), de Raúl Ruiz
Linhas de Wellington (Lines Of Wellington, França Portugal), de Valeria Sarmiento
Ballet Aquatique (Ballet Aquatique, França), de Raúl Ruiz

Apresentação Especial Miguel Gomes

A Cara que Mereces (Portugal)
Aquele Querido Mês de Agosto (Portugal)
Cântico das Criaturas (Portugal)
Entretanto (Portugal)
Inventário de Natal (Portugal)
Kalkitos (Portugal)
Trinta e Um (Portugal)
Tabu (Portugal, Brasil, França)

Apresentação Especial Chris Marker

La Jetée (França), de Chris Marker
Nível Cinco (Level Five, França), de Chris Marker

Convidados

Abbas Kiarostami (diretor do filme Like Someone In Love)
Amos Gitai (diretor de Lullaby To My Father)
Ana Moreira (atriz de Tabu)
Andrei A. Tarkóvski (curador da exposição Luz Instantânea: Polaroides de Andrei Tarkóvski),
Carloto Cotta (ator deTabu)
Claudia Cardinale (atriz de O Gebo e a Sombra)
Dae-Hee Lee (diretor de Padak)
Eithne O’neill (crítica da revista Positif)
Evgeny Borzov (diretor de Andrei Tarkovsky: The Collector Of Dreams)
Gabriel Drak (diretor de A Culpa do Cordeiro)
Gabriela Guillermo (diretora de Una Bala Para El Che)
Igor Ivanovch Eylampiev (escritor e filósofo russo)
José Manuel Mouriño (diretor de Os dias brancos-anotações sobre a filmagem de Nostalgia)
Rodrigo Areias (diretor de Estrada de Palha)
Jun-Seek Tae (diretor de Mother)
Leonor Silveira (atriz de O Gebo e a Sombra)
Luís Urbano (produtor de Tabu e O Gebo e a Sombra)
Marco Bechis (diretor de Il Sorriso Del Capo)
Marin Karmitz (produtor)
Miguel Gomes (diretor de Tabu),
Patrick Wang (diretor de In The Family)
Ruy Guerra (diretor de Os Deuses e os Mortos),
Sergei Loznitsa (diretor de Na Neblina e retrospectiva)

SERVIÇO

VENDAS DE PACOTES E PERMANENTES E CREDENCIAMENTO DE CONVIDADOS: De 13 de outubro a 01 de novembro, das 10 às 21h. A partir do dia 14 de outubro o credenciamento estará disponível para os jornalistas que irão cobrir o evento. A emissão de credenciais obedece a um sistema único de atendimento, por ordem de chegada.
Endereço: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (ao lado do Cine Livraria Cultura).


VALORES DE PERMANENTES, PACOTES PROMOCIONAIS E INGRESSOS INDIVIDUAIS 2012

PERMANENTES E PACOTES PROMOCIONAIS

Permanente Integral – R$ 410,00
Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura, mediante apresentação da carteirinha de assinante) – R$ 348,50
Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 95,00
Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 80,75
Pacote de 40 ingressos – R$ 300,00
Pacote de 20 ingressos – R$ 175,00

*O desconto de 15% da Folha é válido somente para o assinante titular, pessoa física.
* Desconto de 50% na compra de até dois ingressos por sessão de filme da Mostra na bilheteria dos cinemas, para a força de trabalho do sistema Petrobras (devidamente identificada com crachá funcional) e para Titulares do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo).

INGRESSOS INDIVIDUAIS

Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 15,00 (inteira) / R$ 7,50 (meia)
Sextas, Sábados e Domingos: R$ 19,00 (inteira) / R$ 9,50 (meia)

* Para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema.
* A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas os pacotes.





0 comentários:

Postar um comentário